Estética Textual
Perguntar por que a estética textual é importante em um texto é o mesmo que perguntar por que tomamos banho, lavamos ou escovamos os dentes? É uma questão de cuidado e se a pessoa não costuma fazer isso, é tida como desleixada. Com a redação também é assim: a impressão que dá quando o corretor vê um texto contínuo, sem pontuação e sem paragrafação, é a de que o escritor não teve o mínimo cuidado ao escrever o texto e tampouco estava se importando com o leitor. É como acontece quando alguém vai receber uma visita em casa e não se importa em deixar as coisas arrumadas.
Além disso, a estética também é quesito de pontuação em qualquer processo seletivo, claro, pois ninguém gosta de ler um texto mal organizado, nem mesmo os que são pagos para isso! Então, vejamos o que você precisa verificar quanto ao visual de sua redação: Primeiramente, observe o título e confira se ele está escrito com letra maiúscula inicial, independente do que seja (artigo, preposição). Por exemplo: A abelha Léia. Claro, nomes próprios ou de lugares e siglas são escritos obrigatoriamente em letra maiúscula. Lembre-se de que título não possui pontuação final! Em segundo lugar, veja se todos os parágrafos possuem o espaçamento devido (largura de um dedo) e se todos estão na mesma altura. A paragrafação é fundamental, pois estabelece a estrutura visual que aponta para a divisão obrigatória do texto dissertativo: introdução, desenvolvimento e conclusão. Temos que o parágrafo inicial é a introdução, o último a conclusão e os demais são as argumentações que fazem parte do desenvolvimento. O mínimo de parágrafos proposto a uma dissertação é de quatro, um para Introdução e para Conclusão e dois para o Desenvolvimento . Contudo, é bom seguir o mínimo de 20 linhas e máximo de 30, adotados pela maioria dos vestibulares. Em terceiro, observe se as ideias estão divididas de acordo com a distinção entre elas, ou seja, para cada nova abordagem, um novo parágrafo. Contudo, é necessário que exista uma ligação entre os argumentos expostos, caso contrário, a coesão não existirá.
Como quarto item, não rasure! Contudo, caso aconteça, faça um risco em cima da palavra .
Por último, observe atentamente sua letra, pois ela é o cartão de visita! Verifique se há alguma letra que não está legível! Não tenha você por base, coloque-se no papel de um leitor que nunca viu um texto seu e analise os termos que realmente podem causar equívocos! Se achar melhor, escreva em letra de fôrma, pois também é aceita em concursos.
Lembre-se de que a ilegibilidade pode anular sua redação! |
A revisão de texto é muito importante para que você não caia em armadilhas produzidas por si mesmo! Vejamos alguns pontos que você precisa se atentar na hora de revisar seu texto:
Quanto à estética, observe: a) | Se a letra está legível: não quer dizer "letra bonita", mas sim a preocupação de gerar entendimento para quem ler o texto. | b) | Se há paragrafação: disposição correta dos parágrafos. Estes devem estar bem estruturados e delimitados por pontuação. | c) | Se as margens estão regulares: as palavras devem ir até o fim da linha, a não ser que seja um poema. | d) | O travessão: se há o espaçamento devido antes da utilização deste. | e) | Se há rasuras: o melhor é que elas não existam! Mas caso ocorram, prefira riscar com um só risco o termo errado e colocá-lo entre parênteses. Coloque a palavra correta acima, ou continue a escrever normalmente, caso o erro aconteça no momento da escrita e na folha definitiva. | Quanto à gramática, observe: a) | Ortografia: as palavras estão escritas da maneira correta? | b) | Acentuação: há vírgulas em excesso ou falta delas? Há vírgula onde deveria existir ponto final? . | c) | Concordância verbal e nominal: observe se todos os verbos concordam com seus sujeitos e se os substantivos estão concordando com o artigo, numeral, pronome ou adjetivo que os acompanha. | d) | Regência verbal: veja se a regência do verbo está coerente com seu complemento. | e) | Colocação pronominal: os pronomes estão posicionados corretamente? Fique atento principalmente aos do caso oblíquo (me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos). | Quanto à estilística, observe: a) | Repetição de palavras, com atenção especial ao pronome "que" e também de ideias: empobrecem o texto. | b) | Frases longas: deixam o texto confuso. | c) | Se há elementos conectivos: são essenciais para a coesão (mas, porém, contudo, entretanto, etc.) | d) | Emprego de palavras ou de argumentos em lugares errados. | Quanto à estrutura, observe: a) | Se há uma ideia central que norteia o texto ou um conflito básico a ser solucionado. | b) | Se há uma sequência de fatos enquadrados em uma lógica-temporal. | c) | Se há presença dos aspectos do tipo de texto escolhido: dissertação (exposição e defesa de argumentos); narração (conflito e exposição da personagem); descrição (características do local e fatos relatados), e assim por diante. | Por último, veja a conclusão: ela deve ter no máximo cinco linhas e conter de forma resumida o que foi falado com a apresentação de uma solução para o conflito ou de uma opinião sobre o que foi exposto. |
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