15:11

Estética Textual

Perguntar por que a estética textual é importante em um texto é o mesmo que perguntar por que tomamos banho, lavamos ou escovamos os dentes? É uma questão de cuidado e se a pessoa não costuma fazer isso, é tida como desleixada.

Com a redação também é assim: a impressão que dá quando o corretor vê um texto contínuo, sem pontuação e sem paragrafação, é a de que o escritor não teve o mínimo cuidado ao escrever o texto e tampouco estava se importando com o leitor. É como acontece quando alguém vai receber uma visita em casa e não se importa em deixar as coisas arrumadas.

Além disso, a estética também é quesito de pontuação em qualquer processo seletivo, claro, pois ninguém gosta de ler um texto mal organizado, nem mesmo os que são pagos para isso!


Então, vejamos o que você precisa verificar quanto ao visual de sua redação:

Primeiramente, observe o título e confira se ele está escrito com letra maiúscula inicial, independente do que seja (artigo, preposição). Por exemplo: A abelha Léia. Claro, nomes próprios ou de lugares e siglas são escritos obrigatoriamente em letra maiúscula. Lembre-se de que título não possui pontuação final!

Em segundo lugar, veja se todos os parágrafos possuem o espaçamento devido (largura de um dedo) e se todos estão na mesma altura. A paragrafação é fundamental, pois estabelece a estrutura visual que aponta para a divisão obrigatória do texto dissertativo: introdução, desenvolvimento e conclusão. Temos que o parágrafo inicial é a introdução, o último a conclusão e os demais são as argumentações que fazem parte do desenvolvimento.

O mínimo de parágrafos proposto a uma dissertação é de quatro, um para Introdução e para Conclusão e dois para o Desenvolvimento . Contudo, é bom seguir o mínimo de 20 linhas e máximo de 30, adotados pela maioria dos vestibulares. Em terceiro, observe se as ideias estão divididas de acordo com a distinção entre elas, ou seja, para cada nova abordagem, um novo parágrafo. Contudo, é necessário que exista uma ligação entre os argumentos expostos, caso contrário, a coesão não existirá.

Como quarto item, não rasure! Contudo, caso aconteça, faça um risco em cima da palavra .

Por último, observe atentamente sua letra, pois ela é o cartão de visita! Verifique se há alguma letra que não está legível! Não tenha você por base, coloque-se no papel de um leitor que nunca viu um texto seu e analise os termos que realmente podem causar equívocos! Se achar melhor, escreva em letra de fôrma, pois também é aceita em concursos.

Lembre-se de que a ilegibilidade pode anular sua redação!

Corrija seu texto...

A correção de um texto exige a observação de alguns aspectos!

A revisão de texto é muito importante para que você não caia em armadilhas produzidas por si mesmo!
Vejamos alguns pontos que você precisa se atentar na hora de revisar seu texto:

Quanto à estética, observe:

a)
Se a letra está legível: não quer dizer "letra bonita", mas sim a preocupação de gerar entendimento para quem ler o texto.
b)
Se há paragrafação: disposição correta dos parágrafos. Estes devem estar bem estruturados e delimitados por pontuação.
c)
Se as margens estão regulares: as palavras devem ir até o fim da linha, a não ser que seja um poema.
d)
O travessão: se há o espaçamento devido antes da utilização deste.
e)
Se há rasuras: o melhor é que elas não existam! Mas caso ocorram, prefira riscar com um só risco o termo errado e colocá-lo entre parênteses. Coloque a palavra correta acima, ou continue a escrever normalmente, caso o erro aconteça no momento da escrita e na folha definitiva.


Quanto à gramática, observe:

a)
Ortografia: as palavras estão escritas da maneira correta?
b)
Acentuação: há vírgulas em excesso ou falta delas? Há vírgula onde deveria existir ponto final? .
c)
Concordância verbal e nominal: observe se todos os verbos concordam com seus sujeitos e se os substantivos estão concordando com o artigo, numeral, pronome ou adjetivo que os acompanha.
d)
Regência verbal: veja se a regência do verbo está coerente com seu complemento.
e)
Colocação pronominal: os pronomes estão posicionados corretamente? Fique atento principalmente aos do caso oblíquo (me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos).

Quanto à estilística, observe:

a)
Repetição de palavras, com atenção especial ao pronome "que" e também de ideias: empobrecem o texto.
b)
Frases longas: deixam o texto confuso.
c)
Se há elementos conectivos: são essenciais para a coesão (mas, porém, contudo, entretanto, etc.)
d)
Emprego de palavras ou de argumentos em lugares errados.



Quanto à estrutura, observe:

a)
Se há uma ideia central que norteia o texto ou um conflito básico a ser solucionado.
b)
Se há uma sequência de fatos enquadrados em uma lógica-temporal.
c)
Se há presença dos aspectos do tipo de texto escolhido: dissertação (exposição e defesa de argumentos); narração (conflito e exposição da personagem); descrição (características do local e fatos relatados), e assim por diante.

Por último, veja a conclusão: ela deve ter no máximo cinco linhas e conter de forma resumida o que foi falado com a apresentação de uma solução para o conflito ou de uma opinião sobre o que foi exposto.

0 Comentários: