00:46

Dicas para Turbinar sua Redação!

Produzir um texto é um ato de criação como tantos outros. Já se disse que o ato criativo é apenas dez por cento INSPIRAÇÃO. Os dez por cento restantes são pura TRANSPIRACÃO. Portanto, para o trabalho criativo, é necessário, sim, uma certa dose de esforço e concentração. Mas isso não quer dizer que seja preciso um esquema rígido, e igual para todos os indivíduos. Para criar com qualidade, é necessário que você tenha um ambiente adequado e saudável. Há pessoas que conseguem escrever em locais barulhentos e desconfortáveis. Normalmente, no entanto, quanto mais harmônico o local em que você estiver, melhor.

 




    Portanto, aqui vão algumas dicas para tornar criativamente saudável o seu espaço de produção textual.

Condições de luz – A luz natural é sempre a melhor. Mas se não dá pra escrever sentado à sombra de uma gostosa árvore, sob a iluminação do velho astro-rei, procure estabelecer uma luminosidade confortável ao local de trabalho. Locais pouco iluminados induzem o seu cérebro ao repouso, à letargia. Abra as janelas!

Cor – Fuja do ambiente monocromático – tudo branco, tudo azul... De preferência, crie espaços de contrastes. Se o seu quarto é todo branco, experimente uma mesa vermelha, calendários alegres ou até mesmo um quadro bem colorido na parede.

Sons – Procure descobrir: a música ajuda ou atrapalha? Você cria melhor ao som de uma bela orquestra ou de um barulhento rock’n roll? Prefere o silêncio absoluto? Então, vá para o local mais silenciosa da casa ou do escritório e peça às pessoas para não incomodar você enquanto estiver trabalhando.

Aromas – Pesquisadores afirmam que ambientes cheirosos estimulam a criação. Compre essências e deixe em sua mesa de trabalho. Pode parecer brincadeira, mas é sério: experimente, de vez em quando, pedir à faxineira para trocar o aroma do desinfetante em sua casa ou no trabalho. Cheiros mais ácidos e menos doces estimulam a produção literária.

Paladar – Preguiça, desânimo? Alimentos energéticos ajudam. Quer narrar com tensão e emoção? Deixe ao seu lado um bom punhado de amendoins ou outros alimentos quentes para degustar.

Tato – Ergonomia é a palavra chave. Deixe o seu corpo sempre à vontade. Cadeiras, mesas, escrivaninhas devem oferecer conforto para o Jorge Amado que existe em você. Não é à toa que o escritor baiano escreveu suas melhores obras deitado em uma rede. Use, também, pequenos "brinquedinhos", como bolinhas coloridas, carrinhos, mandalas e objetos que cabem na palma da mão, para distrair os hemisférios cerebrais durante os intervalos da criação.

0 Comentários: